sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Li os poemas todos...

Li os poemas todos. Devorei-os… Passei pelo Mar Português, e folheei as páginas resplandecentes de furor e melancolia. Oh, Pessoa. Eu sou como tu. Sou nada. E de um aperto suave, passei para um asfixiante que me queria levar mais além. Avante. As lágrimas escorriam frias, geladas pelas páginas manuscritas e aparentemente ilusórias. Eu sentia-as, elas tocavam-me nas mãos, que serviam para mudar de página, de capítulo, de vida. A minha pele estremecia, e limpava uma e outra vez as mãos ensopadas de pranto acabrunhado, fruto de desgostos, de angústias… 
E, por entre, letras magníficas e sonetos gloriosos, tu, Pessoa, transparecias, na tua caligrafia maquinal e tão manuscrita, também, o olhar que te assombra. Um olhar triste. Um olhar de quem chora vorazmente, de quem escreve de modo furioso. E imagino-te, imagino-te tão nitidamente!, a desenhar cada letra, minucioso, e a rasgar as folhas do caderno de apontamentos. O caderno da tua vida. Rasgaste-o todo, Pessoa. O obséquio que faço para escrever é tão menos forte que o teu. E tu, que vida tão sádica tinhas, escrevias melhor, escrevias com a tua impensável alma. Eu não escrevo. Só quero, Pessoa, que me ajudes… Estejas onde estiveres. A primeira página do caderno já foi rasgada. Talvez rasgue as outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário